mariaangelicahofmann

Saturday, October 16, 2010

SEMINÁRIO INTEGRADOR IX
POSTAGEM NO BLOG
REFLEXÕES SOBRE OS TRÊS PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO
ALUNA MARIA ANGÉLICA HOFMANN

Sem dúvida, durante os primeiros semestres de curso, meu principal desafio foi me familiarizar com o uso do computador a partir das atividades da disciplina de "Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação - TICS, pois até então não havia tido esta prática na minha vida pessoal e nem profissional. Apenas observava de longe, algumas colegas de trabalho comentar e usar esta tecnologia, como se fosse algo de outro mundo. Tanto é, que custei a me inscrever no curso, pois sabia que para isto teria que saber informática e sinceramente me via como um zero a esquerda. Foram minhas colegas de trabalho, minha diretora e supervisoras que me convenceram.
Confesso que durante as atividades do Seminário Integrador I, uma experiência que me fez ir perdendo o medo desta prática já natural para muitos educadores, foram as pesquisas, como a que se refere ao escritor José Saramago e também da atividade de criação do jornal sobre a minha escola. Também, a partir da disciplina Espaço, Cultura e Sociedade com a leitura de um texto do referido autor, José Saramago, foi possível fazer uma reflexão sobre minha trajetória como educadora e perceber que o motivo pelo qual segui nesta profissão foram os bons professores que tive na infância e adolescência aos quais me transmitiram através de exemplos, valores fundamentais que devem ser preservados para quem quer seguir nesta profissão. Hoje, muitos destes exemplos procuro transmitir aos meus alunos, para que no futuro possam ter boas recordações como eu tive, dos tempos de escola. Quem sabe, alguns também a partir dos meus exemplos e valores, seguirão a profissão de educador.
Outro momento importante foi o contato com o PPP - Projeto Político Pedagógico da escola, através da disciplina Projeto Pedagógico e Currículo, onde tivemos a oportunidade de revê-lo, podendo analisá-lo de forma crítica o seu conteúdo em relação a realidade de nossa escola e seu entorno.
Já no Seminário Integrador II, podemos reviver e compartilhar nossas vivências de infância, através do fórum memorial da infância, a qual foi uma atividade muito gostosa e que me incentivou a criar uma atividade com meus alunos em sala de aula, nominada de hora da novidade, onde mesmo sem o apoio da internet, pudessem compartilhar momentos de sua vida, de forma oral e espontânea, trocando vários tipos de experiências entre si, contribuindo na socialização dos mesmos, o respeito com as diferenças, o aprender a ouvir, a desenvolver a fala em público, e saber que suas experiências estão sendo valorizadas no contexto escolar. Nesta atividade do seminário, podemos perceber semelhanças e diferenças entre nossas infâncias o que foi muito positivo a cada um de nós, assim como está sendo também para meus alunos a atividade hora da novidade, pelo entusiasmo e prazer com que a realizam diariamente.
Também na pesquisa podemos refletir sobre o conceito de blog e o objetivo de blog pedagógico e a partir do comentário da professora Suzana: “É tempo de persistir. Esta mesma “internet” que está te angustiando hoje, será uma grande aliada em pouco tempo” , com certeza, ao longo do curso pude perceber que a internet é sem dúvida uma grande aliada durante minha trajetória como aluna do PEAD e que com ela consegui facilitar e enriquecer minha prática pedagógica, bem como ampliar minha comunicação social, pois posso também usá-la em diferentes propósitos: para auxiliar meu filho nos estudos, para pesquisar uma receita, para entrar em contato com amigos ou familiares de forma acessível, sem sair de casa. Acredito que ainda poderei crescer a cada dia em relação a esta tecnologia.
Na disciplina Fundamentos da Alfabetização fizemos uma reflexão sobre nossa prática de sala de aula, dúvidas e dificuldades, onde envolveram também os conceitos de alfabetização e letramento. A partir do entendimento destes conceitos pude fazer uma relação da minha prática como alfabetizadora, podendo assim enriquecê-la ainda mais, através das trocas com as colegas e professora, das teorias e autores estudados. Concluindo, portanto que nossa prática se renova a cada dia, a partir das interações que fazemos e percebo o quão este curso está sendo positivo para nossa atualização profissional e pessoal.
Na disciplina Escolarização, espaço e tempo na perspectiva histórica, através do fórum(o qual nunca tinha ouvido falar antes do PEAD) infância, nos foi possível perceber o que é infância e sua evolução histórica, podendo entender e relacionar de que forma exerce influência na educação, de ontem e hoje, fazendo-nos uma conexão entre passado, presente e futuro, fazendo-nos compreender muitos dos diversos paradigmas existentes em torno do processo educacional. Sem dúvidas o tempo passa, mudam conceitos e visões, mas, principalmente na nossa profissão de educadores é preciso se libertar de muitos pré-conceitos para poder entender que muitos acontecimentos do passado interferem ou não nos preceitos atuais, visto que muitos valores do passado deixaram de ser prioridades hoje, devido as transformações sócio-culturais e políticas as quais a sociedade vem passando ao longo dos tempos.
Na disciplina Psicologia I, com o estudo da epistemologia genética, de Jean Piaget, onde a construção do conhecimento se dá através da interação do sujeito com o objeto, pois é na medida que o sujeito interage, vai produzindo sua capacidade de conhecer e vai produzindo também o próprio conhecimento, surgindo aí o construtivismo interacionista. A partir daí, tivemos a oportunidade de refletir sobre quais ações pedagógicas em nossa sala de aula já contemplam esta teoria, e percebi que em minha prática diária está o fazer meu aluno interagir, havendo uma construção do conhecimento através da interação sujeito meio, conforme relato na atividade que fiz com os alunos do suco de maracujá com a sugestão dos mesmos, a partir dos maracujás trazidos por uma colega para a professora, onde todos participaram dando sugestões e opiniões e botando a mão na massa, através da realização da receita, do consumo do suco , da limpeza dos objetos, da produção oral e escrita da atividade (texto coletivo), podendo assim, conforme Piaget, conhecer e produzir o conhecimento.

Maria Angélica Hofmann.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home